Hoje vamos com uma receitinha super fácil, saudável e diferente!
Mas é só pra quem gosta de comida japonesa - leia-se: peixe CRU!!
Fiz esse prato na sexta feira de feriado - fiquei em casa e estava com vontade de cozinhar algo novo!
Você vai precisar de lombos de atum - na peixaria peça para limpar o peixe e cortar em lombos altos, depois em casa você divide em pedaços de 10 cm de largura, assim:
Tempere com bastante sal e pimenta (pode caprichar, pois o atum não é um peixe saboroso por si só) e espalhe uma gotinha de azeite em cada lombo.
Em um recipiente misture gergelim branco e preto - se tiver só um dos dois não tem problema, o mix é mais pelo visual mesmo:
Passe cada pedaço de lombo nesse mix de gergelim e aperte bem, o peixe tem que ficar todinho coberto pelo gergelim, não se esqueça das laterais também:
Faça isso em todas as partes e para garantir que o gergelim vai grudar mesmo no peixe, eu envolvo cada um em filme plástico e aperto bem - levo a geladeira e só retiro na hora de fritar:
Muito bem e agora vamos ao acompanhamento - purê de batatas com wasabi!
Você vai fazer o purê normalmente - eu descasco as batatas, corto em rodelas, coloco em um pirex de vidro alto com um pouco de leite e levo ao microondas - de 5 em 5 minutos dou uma mexida, vou acrescentando mais leite e quando as batatas já estão desmanchando, amasso com garfo, acerto o sal e coloco manteiga.
Feito o purê normalmente, é só acrescentar pasta de wasabi - aqui é a gosto do freguês!
Ponha um pouco, misture e prove, lembre-se que wasabi é forte heim?!
Muito bem, nosso purê está pronto!
Hora de tirar o atum da geladeira, desembalar e colocar na frigideira - que deve estar com UM PINGO E NADA MAIS de azeite.
Aqui é rápido, ponha as postas, sele (90 segundos) todos os lados e retire:
Coloque a posta em uma tábua e com uma boa faca fatie e sirva com o purê de batatas com wasabi e mais o que desejar - eu servi com salada de alface e pepino, pode ser também com aquela saladinha de pepinos que já dei a receita aqui.
Vejam que a bordinha do peixe fica cozida e o meio cru - se quiser mais cru, deixe menos tempo na frigideira!
Outra coisa: por cima do peixe pode colocar aquele molho agridoce, o teriyaki, mas como não encontrei e não estava com tempo de fazer, coloquei um pouco de shoyo mesmo!
Meninas, é um prato diferente, leve e gostoso.
Gostaram?
Espero que sim!
Bjos da Mari
Mari, sera q pode fritar umpouquinho mais?? Nao curto assim meio cru...;)
ResponderExcluirBjos
@Dani Dani, fiz o teste com um pedaço, se fritar mais, o gergelim queima e o peixe continua cru. Acho que para não ficar cru tem que ser sem geregelim, mas não testei! Bjocas
ResponderExcluirDá pra ser com salmão ou robalo tb, né? :) Atum cru não desce. Amei a ideia do pure, deve ficar ótimo! Beijos, Ale
ResponderExcluir@An�nimo Ale, imagino que dê certo sim! Se fizer me conta depois! Bjos
ResponderExcluir