quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia de São Francisco de Assis

Oi meninocas, tudo bem?

Hoje temos um post diferente, hoje resolvi fazer uma homenagem a São Francisco de Assis - meu santinho que tanto amo e que tanto creio! E nada melhor que hoje, dia dele!

Já recorri muito a ele em momentos de dificuldade e foi em um desses momentos que fiz uma promessa - claro que ele fez a parte dele e eu fiz a minha: uma tatuagem com um símbolo dele, o TAU franciscano!


Um pouquinho da histório do TAU:

"São Francisco não o criou, já que desde os tempos dos homens das cavernas o TAU existe e era riscado nas paredes. São Francisco herdou como um símbolo seu de busca do Divino e Salvação Universal.

O TAU é a mais antiga grafia em forma de cruz. Na Bíblia é usado como ato de assinalar.

O TAU é selo de Deus; significa estar sob o domínio do Senhor, é a garantia de ser reconhecido por Ele e ter a sua proteção.

Francisco de Assis viveu em um ambiente no qual o TAU estava carregado de uma grande riqueza simbólica e tradicional. Assumiu para si a marca do TAU como sinal de sua conversão e da dura batalha que travou para vencer-se.

Os biógrafos franciscanos nos dão testemunhos da importância que São Francisco dava ao TAU: "O Santo venerava com grande afeto este sinal", "O sinal do TAU era preferido sobre qualquer outro sinal", "O recomendava, freqüentemente, em suas palavras e o traçava com as próprias mãos no rodapé das breves cartas que escrevia.

Conta-nos um trecho das Fontes Franciscanas que um enfermo padecia de fortes dores; invoca Francisco e o santo lhe aparece e diz que veio para responder ao seu chamado, que traz o remédio para curá-lo. Em seguida, toca-lhe no lugar da dor com um pequeno bastão arrematado com o sinal do TAU, que traz consigo. O enfermo ficou curado e permaneceu em sua pele, no lugar da dor, o sinal do TAU.

Muita gente usa o Tau. Não é um amuleto, mas um sacramental que nos recorda um caminho de salvação que vai sendo feito ao seguir, progressivamente, o Evangelho. Usar o TAU é colocar a vida no dinamismo da conversão: Cada dia devo me abandonar na Graça do Senhor, ser um reconciliado com toda a criatura, saudar a todos com a Paz e o Bem. Usar o TAU é configurar-se com aquele que um dia ilumina as trevas do nosso coração para levar-nos à caridade perfeita. Usar o TAU é transformar a vida pela Simplicidade, pela Luz e pelo Amor. É exigência de missão e serviço aos outros, porque o próprio Senhor se fez servo até a morte e morte de Cruz."

Por Frei Vitório Mazzuco, OFM

Fonte: http://www.franciscanos.org.br/carisma/simbolos/tau.php

Eu carrego meu TAU tatuado no pulso, já está na hora de refazê-lo pois por ter já uns 5 anos e ser um local de extremo contato e fricção ele vai perdendo o contorno.

Gostaram de saber a história do TAU?

Querem que eu faça um post sobre tatuagens e mostre as minhas outras?

Bjos da Mari e Viva São Francisco de Assis!

7 Marias falaram:

Vivi disse... [Responder comentário]

adoro tatugens, Mari...
acho lindo!!! lembro quando, ainda no outro blog, vc falou sobre esta sua tatuagem e indicou a leitura do livro A Conspiração Fransciscana..
E na época eu comprei... e li! rs...
Faz tempo, né??? kkkk

Bjao!!!!!!! Vivi

Mari disse... [Responder comentário]

Muito legal a história!!
Eu tenho como um símbolo meu, uma aliança com a cruz de Cristo, quase imperceptível para quem vê!
Carrego comigo desde o momento que ganhei, nunca tirei na vida, para nada! Faz parte de mim já, assim como sua tatuagem! Alguns acham que é crendice boba, mas eu me sinto protegida!

Camis B. disse... [Responder comentário]

Mari, já falei no instagram e vou repetir aqui: pode copiar a tattoo? rs Adoro o símbolo e todo o significado. E salve S. Franciso de Assis!

Mari disse... [Responder comentário]

@Vivi Vivi, verdade, fiz um post em um 04 de outubro também falando da tattoo e do livro. Sério que vc leu? É demais né? Super complexo e enigmático....to com vontade de reler ele!!! Bjocas

Mari disse... [Responder comentário]

@Mari Imagine crendice boba....humpf....se não nos agarrarmos a alguma coisa o que será de nós né? Também adoro esses amuletos e símbolos! Bjos

Mari disse... [Responder comentário]

@Camis B. Faz e depois me manda a foto!!! Bjocas

Anônimo disse... [Responder comentário]

Mari, dia 4 de outubro é um dia cheio de significado para mim, pelas datas de aniversários ou até mesmo por uma perda recente, e por principalmente serem no dia de São Francisco. Um dia ainda faço uma tatuagem com o TAU, inclusive se você puder colocar mais fotos... O post será muito bem-vindo! Tenha um ótimo final de semana. Beijos, Ale